SAIBA AS DIFERENÇAS ENTRE CUIDADOR E TÉCNICO DE ENFERMAGEM PARA IDOSOS
O Técnico de Enfermagem é o profissional que, segundo a Lei 7498/86, seja o titular com validação do diploma técnico, expedido conforme a legislação e registrado pelo órgão competente. Assim, o profissional pode atuar em diversas áreas, inclusive como técnico de enfermagem para idosos.
Apesar de ser frequente a confusão entre cuidador de idosos e técnico voltado a essa especialidade, há diferenças entre as duas profissões (e que vão além do nível escolar). Vamos destrinchar a seguir as duas atribuições para ajudar na escolha do profissional para o idoso.
Há atividades em comum entre técnico de enfermagem para idosos e cuidadores?
Apesar da diferença no nível de especialização, tanto o cuidador como o técnico têm o principal objetivo de zelar pela saúde e a qualidade de vida da pessoa idosa. Cada um tem sua área categorizada, porém os dois trabalhos podem se complementar.
Assim, cabe tanto ao técnico de enfermagem para idosos quanto ao cuidador:
Como trabalha o técnico de enfermagem para idosos
Como explicamos, o técnico de enfermagem para idosos deve, obrigatoriamente, ter concluído o ensino técnico voltado à área. Assim, o profissional está habilitado a assistir pacientes em recuperação de cirurgias, em primeiros socorros e urgências.
No trato a pessoas da terceira idade, o técnico geriátrico tem o objetivo de garantir a saúde do idoso. Suas habilidades e competências envolvem atividades de média e alta complexidade, como montagem e inspeção de equipamentos cirúrgicos, controle de medicamentos, coleta de materiais para fins de exame, entre outros.
Geralmente, o trabalho do técnico de enfermagem para idosos é voltado para o acompanhamento em unidades de terapia intensiva (UTI), centros cirúrgicos ou de pessoas acamadas, ou seja, em hospitais ou em domicílio durante rotinas de recuperação. E está aí a principal diferença do técnico para o cuidador de idosos (que iremos explicar a seguir).
Papel dos cuidadores de idosos
Apesar de a profissão não ser regularizada (está categorizada junto ao de empregados domésticos), para trabalhar como cuidador de idoso é necessário concluir um curso de qualificação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com carga média de 12 meses.
O trabalho dos cuidadores de idosos pode ser feito em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) ou em domicílio, como acompanhante em tempo integral.
Assim, o cuidador realiza atividades de baixa complexidade, que envolvem mais a qualidade de vida do idoso, como administração de medicamentos, acompanhamento em idas a passeios ou a médicos, cuidar do asseio pessoal, zelar pela dieta alimentar e cuidar do ambiente onde o idoso está.
Contratação do melhor profissional
Além das diferenças e semelhanças, é preciso avaliar as necessidades do idoso e da família, como o tempo de acompanhamento, o estado do idoso e, ainda, a condição financeira.
Por ter uma especialização de nível médio, o técnico de enfermagem para idosos tem um piso salarial, que é compatível com suas habilidades e competências para cuidar do público da terceira idade. Já o cuidador de idosos tem piso salarial menor por suas funções envolverem somente cuidados básicos de rotina.
Quer ter mais informações sobre o melhor perfil? Converse com o atendimento da Cuidado Já!
Toda necessidade por cuidado é diferente. Deixe suas informações ao lado que nós entraremos em contato para responder as suas dúvidas e agendar uma visita diagnóstica cortesia conforme
sua disponibilidade.
Encontrar um cuidador perfeito para suas necessidades nunca foi tão fácil, rápido, seguro e barato. Na CUIDADO JÁ você encontra cuidadores qualificados em sua região em SP já classificados pelo nosso ranking e por suas especializações. Que tal hein?
Copyright © Todos Direitos Reservados Cuidado Já